segunda-feira, 1 de agosto de 2016

A bata.

Ao contrário de Portugal, o Rio de Janeiro habituou-me a ver os alunos do ensino público com um uniforme sempre semelhante: calções/saia-calção de cor azul marinho e t-shirt branca com o logótipo da prefeitura local. Ora, nos primeiros dias em Luanda passei a ver crianças de diferentes idades com uma "bata" branca, muito semelhante às que vemos ser usadas por médicos, farmacêuticos ou técnicos de laboratório, em Portugal. Esta "bata" é usada como uniforme pelos alunos do ensino público oficial - desconheço se os universitários também se incluem neste grupo de utilizadores.
Grupo de jovens alunos - fonte: portaldeangola.com

4 comentários:

  1. A bata é obrigatória desde a iniciação (pré-escolar) até ao fim do ensino secundário,para professores e alunos. Há instituições que definem tamanhos/comprimentos, por exemplo numa instituição do Namibe a manga não deve subir o cotovelo nem o joelho (ou pelo menos há uns anos era assim).
    Já se discutiu a obrigatoriedade no universitário, mas por enquanto só é usada de modo opcional pelos professores das disciplinas mais técnicas/científicas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que coisas curiosas tu me contas! Obrigada (por que raio saíste de cá antes de eu chegar?!) Beijo

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar