segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Empregadas domésticas.

À semelhança do que ainda acontece no Brasil, em Angola é comum existir a figura da empregada doméstica a tempo (quase) inteiro nas residências. Normalmente faz a limpeza da residência e, nalguns casos, cozinha. No Brasil, principalmente nos apartamentos mais antigos, ainda é evidente o quarto e a respetiva casa-de-banho para as empregadas internas. Em Angola também é comum existir uma empregada para tomar conta das crianças ("bábá", "babysitter" ou, simplesmente, "empregada"). No Brasil, a "bábá" veste habitualmente um uniforme branco. Aqui não consigo ter certeza que isso aconteça. Também não tenho visto quartos específicos para as empregadas angolanas, mas não posso garantir que não existam.
Dizem-me os mais experientes que é comum as empregadas domésticas diárias serem remuneradas com um salário (a partir de 22000 kwanzas), apoio monetário diário ou semanal para o táxi e refeição (normalmente, quando cozinham para os patrões já contam também com uma ou duas refeições para si). 
Nos dias de hoje parece que a oferta de candidatas é bastante superior à procura, mas nem sempre foi assim: houve tempos em que não era fácil encontrar uma empregada doméstica para as casas angolanas.
Foto meramente ilustrativa e retirada do filme "As serviçais".

Sem comentários:

Enviar um comentário