quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Marcas próprias: mudança de hábitos?

Já aqui falei do fenómeno "compras", mas volto a falar nele porque vai muito além de questões de preço. Um dos detalhes que mais surpreendeu quando cheguei a Angola foi a presença de várias marcas do meu imaginário português: Fula, Milaneza, Mimosa, Oliveira da Serra, Sicasal, entre outras. Para quem viveu no Brasil, a história repete-se: Havaianas, Ninho, Sadia, entre muitas outras. Sabemos que a presença destas marcas tem explicações variadas e que vão muito além da promoção do mercado da Saudade e por isso não vou falar desse assunto aqui, mas a verdade é que, para mim, representa uma verdadeira mudança de hábitos.
A questão impõe-se: e marcas próprias (ou "marcas brancas"), existem aqui? Com certeza que sim, mas em muito menor número do que vemos nos supermercados portugueses. É por isso que regularmente dizemos que a vinda para Angola nos provocou uma mudança de hábitos: se em Portugal éramos consumidores assíduos das marcas próprias por causa do que nos parece ser uma excelente relação qualidade-preço, aqui ainda não podemos adoptar a mesma estratégia porque a oferta é muito escassa e, em vários casos, inexistente.
Um dia destes falarei do consumo de produtos nacionais, mas hoje não é o dia :)
Imagem retirada da internet.

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