quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Quinguilas (ou kinguilas).

Há alguns meses que se fala na falta de divisas estrangeiras em Angola: as transferências de salários e pagamentos ao exterior não saem facilmente, por isso a procura por dólares e euros é muito superior à oferta disponível. Como resultado, as taxas de câmbio e os negócios informais disparam de forma assustadora.
A propósito deste assunto, há uns meses ouvi falar nelas pela primeira vez: as quinguilas são uma espécie de "casas de câmbio" informais, representas geralmente por mulheres ambulantes. É nelas que se fala quando o assunto é a troca "informal" de dólares/euros por kwanzas (ou vice-versa). Confesso que imaginava que fossem umas figuras meio obscuras e "escondidas" em becos (quem conhece Buenos Aires, talvez perceba o filme que fiz).
Pois bem, um dia destes cruzei-me com as tão conhecidas quinguilas: numa praça, em plena luz do dia, havia algumas mulheres sentadas e faziam sinal para que nos aproximássemos - faziam o gesto do dinheiro, como o conhecia em Portugal (dedos polegar e indicador). Ignorámos. Uns dias mais tarde, parados e meio perdidos, fomos abordados mas com um toque na janela do carro. O mesmo sinal: o gesto do dinheiro. Espantoso foi saber que estas figuras também se encontram à saída de alguns supermercados. Digo "espantoso" porque a primeira vez que as vi achei que me estavam a pedir dinheiro e não a oferecer os seus serviços cambiais.

Imagem retirada da Internet e que representa uma das várias quinguilas da cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário